Em Bali podemos comer por muito pouco, apesar dos números nas notas virem aos milhares, mas também podemos, facilmente, gastar fortunas. Basta termos restrições ou cuidados alimentares muito específicos.
Os meus amigos que comem na rua, gastam num ano o que eu gasto num mês. Como? Passo a explicar:
Para quem quer gastar muito pouco em Bali, ou em qualquer outro lugar da Indonésia, e se dá bem com comida de rua, há por exemplo o típico Nasi Goreng (arroz frito). Este prato custa umas 8.000 rupias, que equivalem a uns 0,55 €. É muito saboroso, generosamente servido, e, de forma geral encontra-se em todas as esquinas. E quem gosta, gosta muito.
Mas tem demasiada gordura, intensificadores de sabor e outras “esquisitices” do género, que nos impedem de o transformar numa opção diária. Assim, quando temos de comer fora, vamos para restaurantes saudáveis, que são pensados para e por estrangeiros. Como tal, os preços são à medida. Quase todos têm opções vegan, vegetarianas ou sem glúten. Se juntarmos ao prato um sumo natural, a refeição fica numas 150.000 rupias. O equivalente a 10 euros por uma refeição muito leve.